Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Refletindo sobre a história das coisas. Por: Paola Oliveira



Através do vídeo ‘A história das coisas’ pude perceber que as coisas se deslocam ao longo do sistema e nesse processo o governo e as grandes corporações vêem as pessoas apenas como consumidoras, geradoras de lucros que os mantêm no poder. Essa dupla poderosa não zela pelos nossos interesses, mas ficam um ‘adulando’ o outro.
O vídeo mostra claramente a intencionalidade na produção de produtos com baixíssima durabilidade, que precisam ser renovados, atualizados.
O verdadeiro custo da produção não se reflete no preço – Apesar de não pagarmos aquilo que compramos temos nosso valor medido e demonstrado pelo quanto contribuímos comprando, consumindo. Temos mais coisas materiais e nos desfazemos muito rápido delas, substituindo-as por outras mais modernas.
As coisas são consumidas, destruídas, substituídas e descartadas em ritmo constantemente acelerado. Em todo esse processo nós somos os mais prejudicados devido as grandes degradações que o nosso planeta sofre.
Após assistir ao vídeo fiquei refletindo em muitas coisas; mas principalmente em como estará nosso planeta daqui alguns anos? Como nossas próximas gerações viverão? Realmente é um assunto muito delicado e enquanto essa produção centrada na satisfação através do consumo estiver sendo camuflada por quem tem o poder nas mãos não estamos livres para mudar essa realidade. Isso não quer dizer que não devemos fazer a nossa parte, mas, além disso, devemos (deveríamos) ter consciência de quem estamos botando no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário