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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Mídias e educação: aprendizagens construídas




Com os estudos feitos na disciplina percebemos o quanto somos e estamos ligados aos meios midiáticos. Após o ingresso na disciplina passamos a perceber o quanto somos vulneráveis, a medida em que estávamos nos acostumando a ser influenciados pela mídia e pelas suas formas de produção. Hoje ao contrário, muito do que nos passava despercebido passa a ser visto com um olhar mais crítico.
Colocando em evidência as mudanças de produção e mostrando que a mídia tem o poder de exercer significados, ressaltando de que não adianta tanta tecnologia se os modos de vida e as relações continuam as mesmas.
A mídia não só nos constitui mas também nos subjetiva e nos dizem o que dizer. Além disso a mídia pode ser usada como pedagogia cultural, onde muitas vezes nos ensina, pois somos educados em multiplas instâncias.
As pedagogias culturais nos ensinam modos de ser, pensar e agir através de imagens e discursos apresentados pelas mídias.
Steinberg (1997) afirma que:

[...] a pedagogia cultural está estruturada pela dinâmica comercial, por forças que se impõem a todos os aspectos de nossas vidas privadas e das vidas de nossos/as filhos/as. Os padrões de consumo moldados pela publicidade empresarial fortalecem as instituições comerciais como os professores do nosso milênio (p.102).

Através de diferentes formas midiáticas as pessoas tem acesso a diversas imagens, discursos e mensagens, que vão às constituindo pois elas se identificam com as mesmas e buscam imitá-las, devido ao grande significado que elas tem. Kellner (2001) considera que a mídia valoriza certas formas de comportamento e modo de ser, enquanto desvaloriza e denigre outras.

O professor pode trabalhar de maneira interativa utilizando, por exemplo, a construção de um blog, como nos foi proposto pela disciplina. A partir dessa proposta nos demos conta do quanto deve ser difícil para as crianças ficar em torno de quatro horas na frente de um quadro, ouvindo o que a professora tem a dizer. Até para os adultos isso é bastante complicado.
Partindo desse princípio, o professor pode trabalhar seus conteúdos com o auxílio das tecnologias digitais (computador, televisão, internet, etc) que permitam as crianças não apenas assitir, e sim interagir, intervir.

Por esse e outros motivos percebemos o quanto seria importante ter a disciplina Mídias e Educação no currículo do Curso de Pedagogia e de outros cursos de licenciatura. Muito do que estudamos mudou nossa visão e consequentemente auxiliará em nossa prática pedagógica.

Ao final desse percurso, enquanto realizávamos essa postagem, paramos para refletir sobre o motivo no qual ingressamos na disciplina. A princípio foi porque o Curso de Pedagogia exigia na sua grade curricular uma “disciplina optativa”, mas conforme as aulas foram ocorrendo começamos a perceber o quanto a disciplina é fundamental para nossa formação acadêmica. Está sendo de grande importância ter a possibilidade de fazer parte desse grupo e através das relações estabelecidas pelo grupo, poder trocar experiências, vivências e aprendizagens!






Um comentário:

  1. Queridas Paola e Gilliane...
    Lendo a postagem de vocês sobre as aprendizagens construídas ao longo da disciplina, posso perceber os efeitos do trabalho desenvolvido através das múltiplas estratégias metodológicas empregadas, como a audiência aos vídeos, documentários e propagandas, estudo de artigos acadêmicos, debates, seminários, construção de blog, etc. Nesta postagem vocês destacam que as aprendizagens construídas possibilitaram um olhar mais crítico e aguçado em relação às produções mididáticas, condição necessária a tod@s aquel@s envolvid@s com a educação neste início de século. Além disso, demonstram apropriação teórica e conceitual adquirida a partir dos estudos realizados na disciplina, situando o conceito de pedagogia cultural a partir das análises de Douglas kellner e Shirley Steinberg. Por fim, destacam que as expectativas relacionadas à disciplina foram superadas, enfatizando a relevância da inserção desta no currículo obrigatório do curso de Pedagogia, o que explicita a mudança de olhar em relação aos processos de ensinar e aprender que se engendram na atualidade e a disposição em aprender com as mídias e repensar a educação. Aproveito este espaço para registrar que foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender com vocês ao longo deste semestre. Um abraço afetuoso! Profa. Joice

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